terça-feira, 12 de junho de 2007

PASSEANDO POR LISBOA

Na primeira vez que você viajar para Lisboa não pode deixar de visitar o Castelo de São Jorge, acima, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o monumento aos descobrimentos na beira do Tejo, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Elevador de Santa Justa, a Sé (Catedral de Lisboa), o Museu Calouste Gulbenkian e as Praças do Comércio e dos Restauradores. Prédios bem mais modernos, como o Oceanário e o Pavilhão de Portugal, construídos por ocasião da exposição internacional de 1998, continuam atraindo multidões desde então e devem ser vistos.

Também não pode deixar de conhecer a Alfama com suas ruelas e ladeiras, a Avenida da Liberdade, ouvir um bom fado numa das muitas casas noturnas e provar um dos mais de 6 mil tipos de vinho do Porto. E se deliciar com a maravilhosa comida portuguesa, o bacalhau ao Brás, o leitão à Bairrada, a açorda de mariscos e os doces... Ah, os doces... Como o toucinho do céu, o papo de anjo, o pastel de nata, e a queijadinha.

Para compras o Centro Vasco da Gama tem de tudo para todos os gostos. Se você quer louças da melhor qualidade, vá direto à Vista Alegre (20-23, Largo do Chiado). Lá perto ficam os Armazéns do Chiado, outro local de comércio muito bom. Para os famosos tapetes arraiolos, a melhor seleção está na Casa dos Tapetes (116, Rua da Imprensa Nacional).

Mas nem tudo é antigo em Lisboa: o Bairro Alto, com suas ruelas estreitas, é agora o local com mais bares, restaurantes e butiques da Lisboa moderna. À noite as ruas ficam lotadas e o movimento vai até alta madrugada. A região das Docas, antes muito abandonada, foi toda reformada e hoje tem nova vida com ótimos bares, lounges e restaurantes onde antes eram armazéns velhos e sujos. A boemia vara a noite até de manhã, com os feirantes já armando as barracas.

Onde comer bem:

PAP’AÇORDA (57-59 Rua de Atalaia / 351 21 346-4811) Comida portuguesa típica, grandes porções, boa e barata.

PRIMEIRO DE MAIO (8 Rua de Atalaia) no Bairro Alto, favorito dos lisboetas.

BICA DO SAPATO (Avenida Infante D. Henrique, armazém B) O dono é o ator americano John Malkowich, que abriu esse novo restaurante nas docas logo que começou a reforma dos antigos armazéns. Restaurante de comida portuguesa, bistrô e sushi-bar dos melhores.

ANTIGA CONFEITARIA DE BELÉM (88-90 Rua de Belém – perto do Mosteiro) Ninguém que visita Lisboa deixa de ir lá pelo menos uma vez provar os famosos pastéis de nata. Tem sempre fila na porta e você vai acabar voltando...

Um hotel bom, bonito e barato: As Janelas Verdes (45, Rua das Janelas Verdes): um palacete do século 18 transformado em hotel-butique no melhor ponto da cidade.

Nenhum comentário: