segunda-feira, 11 de junho de 2007

TERROR NA REPÚBLICA TCHECA!!!

A 70 km de Praga, a caminho da cidade medieval de Kutná Ora, está localizada uma das coisas mais estranhas e aterrorizantes que já vi na vida: uma capela inteira decorada com ossos humanos, do chão ao teto, incluindo colunas, soleiras de portas, paredes, enfeites, lustres e muito mais! Um verdadeiro horror! E o pior é que por fora a pequena igreja é muito simples, só com uma portinha para entrar, sem dar nenhuma pista do que se vai encontrar lá dentro. E para ver a reação dos turistas, os guias do passeio não contam nada, dizendo apenas que vamos visitar uma igreja muito antiga e interessante...
Todos do grupo gritaram de susto pela visão inesperada daqueles ossos todos, inclusive eu! Algumas senhoras saíram correndo, outras ficaram sentadas nos bancos (de ossos) olhando para o chão, mas a verdade é que depois do primeiro impacto você acaba se acostumando com o ambiente mórbido e passa até a ver um pouco de arte naquele verdadeiro cenário de filme de terror de terceira categoria. Realmente o autor daquilo tudo tinha imaginação!



A capela é cristã, chama-se Igreja de Todos os Santos e fica no subúrbio de Sedlec, bem perto de Kutná Ora. Inicialmente servia apenas para guardar em seu subsolo as ossadas de milhares de pessoas que morreram no século 14 por ocasião da Peste Negra e no século 15 por conta das Cruzadas. Como naquela época não havia cemitério que pudesse abrigar tantos mortos ao mesmo tempo, os corpos eram queimados e os ossos jogados no porão.

Em 1870 o escultor Frantisec Ruit, que trabalhava na reforma da igreja, descobriu as ossadas e teve a idéia de utilizá-las na decoração, já que estavam ali à disposição. Os monges concordaram com a idéia principalmente por não terem que gastar dinheiro em tintas e outras matérias primas e o resultado é o que vê hoje: lustres, guirlandas, escudos, castiçais, molduras, quadros e outros objetos bem estranhos, indo até onde a imaginação dele permitisse. E ela foi longe...
Apesar de tudo, a capela passa uma imagem de calma e paz, e mesmo que você fique impressionado, acaba concordando que a idéia de transformar ossos em arte foi boa.


Depois do susto o grupo prosseguiu até Kutná Ora e visitamos, aí sim, uma das igrejas medievais mais antigas e bonitas da República Tcheca, a Catedral de Santa Bárbara, construída em 1300 com o dinheiro que a recente descoberta de prata em suas minas trouxe para a cidade.

Nenhum comentário: