sábado, 9 de junho de 2007

THE LAST TIME I SAW... FIRENZE!

Na última vez que eu visitei Florença, como fazia muito tempo que eu não ia lá (aliás uma falha imperdoável da minha parte), aproveitei para ver tudo como se fosse pela primeira vez e me deslumbrei novamente com a beleza da maior e mais incrível cidade da Toscana.

Andei muito pelo “Centro Storico” conferindo os vários exemplos de todos os períodos históricos que formaram a cidade que é hoje: colonização Romana, Idade Média, Barroco e Renascimento. Atrás das antigas fachadas das muitas igrejas e palácios encontram-se algumas das maiores obras de arte do mundo: afinal, essa é a cidade de Michelangelo, Botticelli e Ghirlandaio! Você quer mais?




Visitei com calma a Galleria degli Uffizi, o Palazzo Pitti e a Galleria dell’Accademia (o David, totalmente restaurado, está novamente lá). Para evitar as filas enormes, comprei os ingressos de todos os museus de véspera, com hora marcada para entrar. Perfeito!




Atravessei várias vêzes o Ponte Vecchio, revi a igreja de Santa Maria del Fiore e o Duomo de Brunelleschi, o Battistero di San Giovanni, o Pallazo Vecchio e a Loggia dei Lanzi na Piazza della Signoria – para depois descansar daquela beleza toda num dos muitos cafés ao redor da praça tomando um bom expresso.


Restaurantes que fui e adorei:

TRATTORIA MAMMA GINA (Borgo San Jacopo 37 – 239-6009)
Típica trattoria toscana, comida farta e deliciosa. Ambiente alegre e preços ótimos.

CINGHIALE BIANCO (Borgo San Jacopo 43 – 21 57 06)
Também na mesma rua, do outro lado do rio, outra ótima experiência .

CAFFÉ PITTI (Piazza Pitti 9)
Em frente ao Pallazo Pitti, com um ambiente moderno contrastando com o prédio histórico. Bom para almoçar depois de visitar o museu.

IL LATINI (Via dei Palchetti 6 – 21 09 16)
Ótimo e badalado. Tem que reservar senão você não entra! Três opções a escolher por um preço fixo: carne, peixe ou massa, com sobremesa e vinho incluídos. Para quem fica na calçada esperando mesa, os garçons servem pedaços de queijo pecorino e taças de vinho! Imperdível!

PARIONI (Via del Parione 76 – 21 40 05)
Se você não conseguir entrar no Latini, vá nesse pequeno e chique restaurante logo na outra rua e vai se dar bem. A comida é tão maravilhosa quanto a Venus de Botticelli...

Uma dica de hotel bom, bonito e caro: Hotel Lungarno, da família Ferragamo, na beira do rio Arno, ocupando dois prédios antigos, todo decorado com o maior bom gosto e com algumas suites com varandas dando para o rio e o Ponte Vecchio. Excelente localização: Borgo San Jacopo 14, na Piazza Angiolieri.

Nenhum comentário: