quinta-feira, 31 de maio de 2007

DICAS DE WASHINGTON D.C.

A Capital dos Estados Unidos é uma cidade bonita e imponente, com ruas bem traçadas (todas são numeradas e “letradas”), monumentos espetaculares, parques cheios de árvores centenárias, museus inigualáveis e uma vida noturna badaladíssima.
Para se ter uma boa visão geral da cidade numa primeira visita, nada melhor que pegar um dos Old Town Trolleys que circulam entre os pontos turísticos e descer nos locais mais conhecidos. De meia em meia hora vem outro bondinho que leva você até o ponto seguinte, e assim por diante.

NÃO DEIXAR DE VISITAR:

CEMITÉRIO DE ARLINGTON
Dá um nó na garganta passear pelos campos verdes, cheios de lápides brancas de mármore de heróis famosos. O túmulo dos Kennedys, muito simples, com sua chama eterna, nos entristece...

MEMORIAL DE FRANKLIN DELANO ROOSEVELT
O monumento mais visitado da cidade, com suas cachoeiras e esculturas de artistas famosos, além de um museu sobre o ex-presidente.

MEMORIAL DE JEFFERSON
A estátua de seis metros de altura do primeiro autor da Declaração dos Direitos do Homem, neste monumento neoclássico de mármore, é impressionante.

MEMORIAL DE LINCOLN
Um templo grego com a estátua do primeiro presidente que foi morto. De sua escadaria vêem-se o National Mall, o obelisco (Monumento a Washington, o primeiro presidente americano) e o Capitólio ao fundo.

CAPITÓLIO
A sede do governo. Visitas guiadas e grátis, a cada 15 minutos, mostram o interior deste prédio belíssimo, algumas salas privadas, a Corte Suprema e o Senado.



CASA BRANCA
A residência oficial do presidente desde 1800.


MUSEUS SMITHSONIAN
O maior complexo mundial de museus, com 16 prédios abrigando mais de 140 milhões de peças, entre elas o diamante Hope, o vestido de baile da Sra. Washington, a cápsula lunar Apollo 11 e o único urso panda chinês na América.
A maioria desses museus fica na National Mall: AIR & SPACE MUSEUM, ANACOSTIA (Afro-americano), ARTHUR M. SACKLER GALLERY (Asiático), ARTS & INDUSTRIES (Era Vitoriana), FREER GALLERY (Oriental), HIRSHHORN (Arte moderna e esculturas), AFRICAN ART, AMERICAN ART, AMERICAN HISTORY, NATURAL HISTORY, NATIONAL PORTRAIT GALLERY, POSTAL MUSEUM (Correios), e RENWICK GALLERY ( Arte francesa).
Fora do Smithsonian, a NATIONAL GALLERY, espetacular, deve ser vista.

********************************************************************

Restaurantes que eu recomendo:

RED SAGE – 605 14TH St. NW – 638-4444 – Ambiente e culinária “tex-mex”- mistura de comida texana & mexicana – tudo muito bom. Um bistrô no andar térreo, um “chili-bar” badalado no andar de baixo e um excelente restaurante no subsolo. Sempre cheio de gente jovem e bonita.

SEA CATCH – 1054 31ST St. NW – 337-8855 – Rústico, mesas perto da lareira, ou, se o tempo permitir, no deck. Ostras, peixes, camarões e lagostas maravilhosos. Caro. Excelente.

FELLINI – 1800 m St. NW – 785-1177 – Italiano em homenagem ao famoso cineasta. Música ao vivo.

LA FOURCHETTE – 2429 18TH St. NW – 332-3077 – O melhor bistrô da cidade. Vive lotado.


E as compras? Como sempre, os “shopping-malls” facilitam a vida. Eis os melhores:

FASHION CENTRE AT PENTAGON CITY – 1100 S. Hayes St., Arlington.

NATIONAL PLACE – 13th St. & F St., NW

UNION STATION – 50 Massachusetts Avenue, NE

CHEVY CHASE PAVILLION – 5345 Wisconsin Avenue, NW

********************************************************************

Nenhum comentário: