quinta-feira, 17 de maio de 2007

CARTAS DOS LEITORES: LUA DE MEL EM CHAPELCO

Tente imaginar uma cidade linda, na beira de um lago espetacular, com muita neve para fazer snowboard ou esquí, com restaurantes e lojinhas maravilhosas, com apenas 50.000 habitantes e que seja do tamanho do Leblon… conseguiu?


Essa cidade existe e fica bem perto do Brasil. Estamos falando de San Martín de los Andes, na Argentina. Para se chegar lá, basta pegar um vôo no Aeroparque Jorge Newbery em Buenos Aires e em 2 horas você está na neve. É lá que fica o Cerro Chapelco, uma estação de esqui maravilhosa e ainda não tão badalada como Valle Nevado ou Las Leñas.

Por ter me casado em setembro, Luizinho (meu pai) me indicou San Martín como destino de Lua de Mel. Foi uma supresa maravilhosa. Como esta época já é considerada baixa estação, a quantidade de turistas é mínima, as filas dos teleféricos e cadeirinhas para subir a montanha também são pequenas e praticamente não há espera nos restaurantes. No momento em que cheguei à cidade, achei a calmaria até meio estranha. Senti-me no filme Vanilla Sky, naquela cena em que o Tom Cruise sai à rua e não tem ninguém. Lá em San Martín quase não passa carro.
Como os hotéis e pousadas são todos bonitos e charmosos, fica muito difícil a tarefa de escolher em qual você vai se hospedar. Eu fiquei no Patagônia Plaza de 4 estrelas, um dos melhores da região.

Depois de desfazer as malas, é hora de bater perna na rua. Por ser uma cidade bem pequena, é possível fazer tudo a pé. Só não esqueça de se agasalhar bem, senão é capaz do seu nariz ou pés congelarem.

Na primeira vez que você anda pelas ruas, você fica até meio perdido sem saber em qual restaurante você vai jantar. Seguindo a indicação do nosso instrutor de snowboard, fomos até o La Tasca (Calle Mariano Moreno 866 Tel: 42-8663/7314). A dica foi tão boa que antes de voltar ao Brasil fomos lá novamente.

Uma das grandes especialidades culinárias de San Martín é a carne de cervo. Em todos os restaurantes você encontra, seja defumada (como se fosse um presunto de Parma) ou como um belo filé, extremamente macio e saboroso. Aconselho fortemente a pedir filé de cervo no La Tasca.

Outro excelente restaurante, apesar do nome nada atraente, é o Ku (Av. San Martín 1053 Tel: 42-7039). O Ku fica na avenida que é uma das duas principais ruas da cidade, bem em frente a uma grande praça. Ahh, outro ponto alto de todos os restaurantes são os vinhos que custam em média 15 pesos! Uma pechincha!

Depois de se fartar de tanto comer carne de cervo e tomar vinhos maravilhosos, é hora de dormir, pois no dia seguinte é preciso estar inteiro para fazer snowboard. Passando por uma estradinha que lembra a Avenida Niemeyer, com uma vista maravilhosa para o Lago Lacar, leva-se apenas 20 minutos para se chegar ao Cerro Chapelco. É possível ir de táxi ou de van (que provavelmente já vai estar inclusa no pacote).

Em Setembro, por ser o início da baixa estação, é possível que a neve não esteja cobrindo a montanha toda. Nesse caso, basta pegar o lift e ir até a segunda base da montanha, que fica a 1.600m de altitude. Lá a neve é garantida. Aos que nunca praticaram esqui ou snowboard, aconselho que tentem fazer snowboard. Com apenas 6 horas de aula, divididas em 2 dias, já é possível se divertir descendo pelas inúmeras pistas que o Cerro oferece. Quando forem lá, procurem pelo professor Carlos (esse cara do meio da foto logo abaixo).

Existem pistas para todos os níveis, para criancinhas, iniciantes até os mais radicais. Confira aqui o mapa das pistas.

Após descer inúmeras vezes a montanha, é hora de comer um belo hambúrger com uma cerveja Quilmes geladinha no restaurante da montanha, e de sobremesa um delicioso Alfajor. Após o almoço o snowboard continua até as cinco da tarde, que é o horário que as pistas fecham. É chegada a hora de pegar o lift e voltar para o hotel. Chegando lá totalmente morto e dolorido devido aos inúmeros tombos, o melhor a fazer é dar um mergulho na piscina aquecida. Só tome cuidado para não pegar um resfriado e estragar o resto da viagem...

Essa matéria foi enviada por nosso fiel leitor Pedro Dale - meu filho!

Nenhum comentário: