sábado, 5 de maio de 2007

PASSEANDO PELA ITÁLIA

ASSIS
A cidade onde nasceu São Francisco de Assis em 1181, fica nas montanhas da Umbria, ao norte de Subasio. Sua Basilica degli Angeli é um dos monumentos mais famosos da Itália, pois foi lá que ele fundou sua Ordem. Visitar primeiro a igreja de baixo, subindo em seguida para o Claustro dos Mortos. A igreja superior tem 28 afrescos de Giotto. Ver também o Templo de Minerva e a Igreja de Santa Clara.
Melhor restaurante da cidade e o mais animado: Buca di San Francisco (Via Brisi 1 / 8122-204). Provar o “filetto al rubesco” (filé cozido no vinho tinto). Nos meses de verão come-se ao ar livre. Cuidado com as abelhas!
********************************************************************
ORVIETO
Uma das maiores cidades da Umbria, localizada em uma enorme praça de pedra, uma verdadeira fortaleza natural, dominando os campos à sua volta. Visitar o Duomo, iniciado em 1290, ver sua “capella nuova” com afrescos de Fra Angelico, e o Palazzo dei Papi, residência de verão dos papas com seu museu arqueológico.
Provar o vinho branco seco da região na Adega 2 da Piazza del Duomo.
Almoçar no La Grotta del Funaro (Via Ripa Serancia 41 / 432-76) , instalado nas cavernas de rocha vulcânica abaixo da cidade, e provar o “tagliattelle al vino rosso” e a carne com trufas.
********************************************************************
SIENA
A grande rival histórica de Florença, diz a lenda que foi fundada por Remo, irmão de Rômulo, os gêmeos criados pela loba, fundadores de Roma. É nesta cidade gótica, na Piazza del Campo (considerada a mais bonita praça da Europa), que se realiza o famoso Palio, corrida de cavalos representando os 17 bairros da cidade que disputam a posse do “palio” (bandeira), duas vêzes por ano: 2 de julho e 16 de agosto.
Visitar na Piazza Matteoti a Capella di Santa Caterina e seguir em direção à Villa della Sapienza. O Duomo e o seu museu têm tesouros espetaculares.
Um restaurante elegante: Ai Marsili (Via del Castoro 3 / 471-54) localizado numa adega de 900 anos, serve pratos típicos da região da Toscana e tem a melhor carta de vinhos da cidade.
********************************************************************
SAN GIMIGNANO
Considerada a Nova York medieval, por causa de suas torres. Visitar, na parte norte, a Igreja de Sant’Agostino, o Palazzo del Podestà, o Palazzo del Poppolo (museu municipal), e a Collegiatta, tudo na Piazza del Duomo.
Comer no La Mangiatoria (Via Mainardi 5 / 941-598) : uma ótima trattoria numa ruela perto da praça, onde as sopas e carnes grelhadas atraem multidões há décadas.
Não deixar de provar o vinho branco da região, o excelente “Vernaccia”, nos bares que tiverem o cartaz “degustazzione”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse seu blog está chiquérrimo.
Quando eu for rica, vou me hospedar no seu hotel de NYC.