sexta-feira, 4 de maio de 2007

MONTREAL: ANTIGA & MODERNA


Montreal é uma grande cidade-ilha, com mais de um milhão de habitantes. É a maior comunidade de língua francesa fora da França, mas sua população é bilíngüe. A parte antiga é muito pitoresca e seus prédios moderníssimos fazem o maior contraste. Você encontra ótima comida francesa, muitos restaurantes étnicos, 65 paradas de Metrô, 300 quilômetros de ciclovias, uma verdadeira cidade subterrânea, quatro universidades, o mais antigo museu do Canadá e as mais bonitas igrejas do país. Para completar, Montreal é limpa, segura e fácil de visitar – enfim, um sonho para qualquer turista!


NÃO DEIXAR DE VISITAR:

A Place Jacques-Cartier, a praça da Cidade Antiga, com seus cafés, lojas e igrejas.

A Basílica de Notre-Dame, imensa, uma das maiores do mundo e o Oratório St. Joseph.

O Museu de Belas Artes com seu novo anexo do outro lado da rua e o de Arte Contemporânea.
O Parque Mont-Royal, no meio da cidade, uma festa para ciclistas, esportistas e gente jovem.
O Biodome, com seu eco-sistema sob o teto transparente, inclui agora o Zoo e o Aquário.
E o SOS Labyrintine, no Velho Porto (foto abaixo)que tem 2km de túneis e passagens secretas, com obstáculos e desafios para a garotada se divertir.

Downtown fica entre a Sherbrooke St., ao norte, a René-Lévesque ao sul, a rua Berri a leste e a rua Guy a oeste. Neste quadrilátero estão todos os hotéis, museus, lojas de departamentos e butiques, e enormes arranha-céus. Na Crescent St. estão centenas de restaurantes de todos os tipos, gostos e preços.

A Cidade Subterrânea – você pode fazer tudo lá embaixo: encotrar um hotel ou restaurante, fazer negócios, assistir a um filme, ir a um concerto, fazer compras ou nadar! Mas cuidado para não se perder! Apesar da sinalização, preste bem atenção aos nomes dos complexos, para saber depois por onde sair: Place Ville-Marie, Place Bonaventure, Place Montreal Trust, Promenades de la Cathedral, Complexe Desjardins, Palais de Congrès e Place des Arts. Todos êles se conectam entre si ou ao Metrô, permitindo percorrer de trem as grandes distâncias e andar a pé as pequenas. As lojas lá de cima todas têm entradas também por baixo: Eaton, Ogilvy, La Baie, Holt Renfrew e Henry Birks. Durante os frios meses do inverno, esta é a única solução...
Veja abaixo a Prefeitura da cidade.



RESTAURANTES:
Ninguém sabe ao certo, mas dizem que Montreal tem mais de 5.000 restaurantes! Algumas poucas sugestões:

BACI – 2095 Ave. McGill College at Sherbrook St. – Italiano ótimo. À noite tem música.
LES MIGNARDISES – 2035 Rue St. Denis – Um dos melhores franceses da cidade.
LES PRÈS – 902 St. Catherine St. – Bom e barato, comida ótima.
LE BOURLINGUEUR – 363 St. François Xavier – Old Montreal - Bom e barato.
LA MAISON CARTIER/LE JARDIN NELSON – 407 Place Jacques Cartier – Old Montreal – Crepes, omeletes, sopas, saladas e sanduíches.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Sabrina Rau, sou estudante do 5° semestre de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (Rio Grande do Sul). Estou começando uma pesquisa sobre os modelos de sistemas cicloviarios. Gostaria de saber se possuem algum material( fotos, textos, cartazes, etc..) que podesse contribuir para minha pesquisa. Meu e-mail é sasarau@yahoo.com.br, desde já agradeço a atenção!!

Abraço
Sabrina Rau