sexta-feira, 25 de maio de 2007

PASSEANDO POR VIENA

Ah, Viena! Uma das cidades mais bonitas da Europa e talvez do mundo! A capital da Áustria é conhecida como a “Cidade da Música” e tem prédios históricos e monumentos lindíssimos, além do rio Danúbio embelezando a paisagem, mas que, apesar da valsa, de azul não tem nada! Muita gente famosa nasceu lá, como Strauss e Sigmund Freud, além de Sissi, a imperatriz. A arquitetura e planejamento urbano surpreendem até hoje, com o “Ringstrasse” delimitando o centro histórico: um círculo viário idealizado no século 19, no início do modernismo, desafiando todas as regras de construção da época.

Um dos palácios mais impressionantes de Viena é o Hofburg, o Palácio Imperial (acima), que abriga residências, museus, uma biblioteca, uma capela, uma igreja, a sede do poder austríaco e ainda a famosa Escola de Equitação Espanhola, com os bem treinados cavalos Lipizzans fazendo raras apresentações para o público.

Aos domingos outra grande atração acontece na capela: o Coral dos Meninos de Viena, um dos mais antigos do mundo criado pelo Imperador Maximiliano I em 1498, quando resolveu chamar algumas crianças da corte para cantar para os nobres. A coisa deu certo e ao longo dos anos a tradição se formou. Os ingressos para vê-los têm que ser comprados com muita antecedência.

A música clássica está presente em todas as esquinas. Rapazes e moças vestidos a caráter distribuem folhetos convidando para concertos gratuitos em praças e igrejas, e a Ópera está sempre cheia.

Ao redor da Ópera ficam os dois hotéis mais chiques do mundo: o Sacher (onde foi inventada a famosa torta de chocolate amargo, maravilhosa!), e o Bristol, com quartos e suítes decorados com pinturas do século 17! O máximo da frescura que eu já vi foi o enorme elevador com um sofá de três lugares para você não se cansar durante a subida até o seu andar....E o hotel só tem quatro andares!

Uma historinha: numa tarde de verão, eu estava sentado na parte ao ar livre do café do Hotel Sacher, tomando café e provando a tal da torta. Eu estava na última fileira das mesas, encostado na parede do hotel. As outras mesas estavam lotadas de gente chique que fazia hora para atravessar a rua e ir à ópera na matinê.

Soprava uma leve brisa na direção do hotel para a rua, muito agradável. De repente, não sei por que, o vento inverteu a direção e passou a soprar da rua para a minha mesa, passando por todos aqueles austríacos chiques... Quase desmaiei com o cheiro de manteiga rançosa e o cecê que exalava das pessoas. Inacreditável! Não deu para continuar lá, e eu saí rapidamente correndo na direção oposta para não vomitar ali mesmo!


QUATRO VISITAS OBRIGATÓRIAS:

O Palácio de Schömbrunn, fora da cidade, residência de verão dos imperadores, considerado o Versailles austríaco – deslumbrante, cheio de jardins e fontes. Visitam-se os salões de festas, as alcovas, os grandes quartos, tudo de um luxo impressionante. Dá para ir de metrô.

A Catedral de Ste. Stephan (Stephandson) no centro do Ringstrasse, com seus telhados de ladrilhos coloridos e a tumba onde supostamente estão enterrados os três Reis Magos. Vale a pena conhecer as catacumbas subterrâneas e a sua arquitetura.

O “Quarteirão dos Museus”, onde fica o MUMOK, de arte moderna, o Leopold Museum com a maior coleção de arte moderna austríaca, e o Museu das Crianças, entre vários outros.

O Prater, um grande parque aonde todos vão para descontrair e praticar esportes. Uma enorme roda-gigante e uma miniatura de rede ferroviária de quatro quilômetros de extensão fazem a alegria da garotada. Muitos bares e muita diversão.

********************************************************************

Restaurantes que eu recomendo:

FIGLMÜLLER (Wollzeile 5) Antigo e tradicional, bom e barato, onde você pode provar um autêntico Wiener Schnitzel, uma saborosa e macia costeleta à milanesa com salada de batata que é o prato típico mais popular.

DREI HUSAREN (Weihburggasse 4) Os Três Ussardos - Chique, caro, mas maravilhoso. No menu todos os tipos de caviar e muito, muito mais! Só os hors-d’oeuvres que são oferecidos num carrinho que circula de mesa em mesa já satisfazem os mais exigentes paladares.

NORDSEE - Espalhadas por toda a cidade, são lanchonetes ou estandes nas calçadas vendendo refeições rápidas de peixes e frutos do mar: camarões marinados, saladas de caranguejo, filé de peixe grelhado ou frito, sanduíches de salmão, e outras opções pescadas no Mar do Norte. Bom, rápido e barato a qualquer hora do dia. Tem gente que come salmão na torrada de centeio com sour cream no café da manhã, divino...


E antes de voltar ao hotel sente-se no CAFÉ CENTRAL (Herrengasse 14) e tome um típico café vienense acompanhado de uma torta, da mesma forma que Leon Trotsky e outros intelectuais famosos faziam há muitos anos atrás...

Nenhum comentário: