terça-feira, 29 de maio de 2007

PASSEANDO PELA ITÁLIA, II

VITERBO
Perto de Roma, a cidade tem muralhas e torres do século XII. Visitar o Palácio do Papa e o bairro de San Pellegrino, totalmente medieval. Caminhar pela Via San Lorenzo e admirar os arcos, as abobadas, as torres, escadarias e detalhes arquitetônicos da Idade Média.
Uma boa refeição pode ser feita no Da Ciro (Via Cardinale La Fontaine 74 / 234-722), onde carnes e lingüiças são grelhadas em um grande forno de pedra.

********************************************************************
FIESOLE
Próxima a Florença, é uma cidade montanhosa com um impressionante anfiteatro romano e uma esplêndida catedral medieval. Vale à pena passar a tarde lá e ver a noite cair sobre Florença iluminada de um dos muitos restaurantes com varandas e mesinhas ao ar livre.

********************************************************************
VERONA
É o lugar onde aconteceu a história de Romeu e Julieta, dizem... Segunda cidade do Veneto, é uma das mais preservadas da Itália. Visitar a Piazza Bra, com seus muitos bares, lojas e restaurantes, a Igreja de San Zeno, o bairro medieval, a Arena Romana e o Castelvecchio, onde fica o balcão dos dois famosos amantes.

********************************************************************
RAVENNA
Apesar de ter sido capital do Império Romano, é uma cidade tão pequena que dá para conhecê-la toda a pé. Visitar o Mausoléu de Galla Placidia, a Igreja de São Vitale e seus mosaicos lindos, São Apolinario Nuovo, o Batistério Neoniano e a Igreja de São Francisco, na Via Ricci, onde está o túmulo de Dante, o poeta italiano que lá morreu em 1321.
Para almoçar, ir ao Scai (Piazza Baracca 22 / 22-520) e comer massa com alguma caça, como cabrito, coelho ou veado. Para tomar um bom vinho, ir à Ca De Vem (Via C. Ricci 24 / 30-163), uma adega com o teto abobadado e mesas enormes.

********************************************************************
PISA
Conhecida internacionalmente por sua eterna torre inclinada, construída em 1174. Mas vale a pena visitar também o Batistério e a Basílica, todos no Campo dei Miracoli.
Almoçar no Bruno (Via Luigi Bianchi 12 / 560-818), localizado fora das muralhas, em ambiente tìpicamente campestre, onde são servidos pratos da região da Toscana, como o bacalhau com alho-poró, delicioso.

Nenhum comentário: