sábado, 5 de maio de 2007

PRAGA: UMA VOLTA AO PASSADO

Capital da República Tcheca, na Boêmia, Praga tem 500 km quadrados e pouco mais de um milhão de habitantes. Cortada pelo rio Vltava, com a belíssima Ponte Carlos, o impressionante castelo e praças históricas, a cidade parece que parou no tempo, tal a preservação dos prédios, monumentos e ruas. E a arte está por todos os lados: obras-primas sacras da Idade Média ao lado de exemplos luxuosos de Art Nouveau, palácios e jardins da época do Renascimento à frente de edifícios modernos, igrejas românicas, góticas e barrocas lado a lado com sinagogas do século 11.

Não deixar de:

Passear pela Cidade Velha, visitando a Praça Staroméstské Námèstí, o coração de Praga, com o imponente monumento a Jan Hus e muitos prédios históricos: o Mosteiro Paulino, a Casa do Sino de Pedra (palacete gótico), o palácio rococó Golz-Kinský (com sua coleção de arte), a Igreja de São Nicolau e a de Nossa Senhora Diante de Tyn. Ver a linda Pietá de madeira na Igreja de S. Tiago.

No prédio da Prefeitura da Cidade Velha fica o Relógio Astronômico que a cada hora atrai muita gente com seus bonecos em movimento e o badalar do carrilhão.
No Bairro Judeu, com belas construções em estilo Art Nouveau, visitar o Velho Cemitério com seus túmulos do século 14 e a Sinagoga Staronová, a mais antiga da Europa, construída em 1270.

Depois de passar pelo Portão da Pólvora você chega à Cidade Nova, Nové Mésto, com a grande Praça Venceslau circundada de prédios antigos e modernos. Veja a Praça Venceslau, o Palácio Koruma, a Ópera Estatal, o Museu Nacional e muitos prédios em puro estilo Art Nouveau: Hotel Central, Casa Praha, Hotel Europa, Coral Hlalhol e a Hlavní nádrazí (principal estação de trem).
No final da Rua Karlova está a Ponte Carlos, com dezenas de estátuas de santos e profetas e muitas barraquinhas de artesanato. Construída em 1357 e hoje só de pedestres, ela une a Cidade Velha a Malá Strana, a parte de Praga que mais se manteve no passado.

Nesse lado do rio fica o Castelo, construído no século 9 no local onde surgiu a cidadela que deu origem à Praga. Reformado diversas vezes, seu estilo desde 1541 é renascentista, e lá funciona desde 1918 a sede do Governo da República. Visitar a Galeria de Pinturas, a Basílica de São Jorge, a Catedral de São Vito, o Palácio Real, os Jardins Sul e a típica Viela Dourada, pelos ourives que lá moravam no século 17 em casinhas coloridas dos dois lados desta estreita rua. Descendo do Castelo pela Rua Nerudova (assim chamada porque Pablo Neruda morou lá), você passa por casas famosas por seus brasões: a Águia Vermelha, os 3 Violinos, a Ferradura Dourada, a Lagosta Verde, os Dois Sóis e o Cisne Branco. Em Malá Strana vale a pena visitar a igreja barroca de São Nicolau, na praça principal, uma obra-prima com belos afrescos, pinturas e estátuas.

Mas é outra igreja bem menor que é a mais visitada: a de Nossa Senhora Vitoriosa, primeiro prédio barroco da cidade, onde fica a imagem do Menino Jesus de Praga, a quem atribuem curas milagrosas. Visitar o pequeno museu no segundo andar da sacristia.

No centro há ainda outras atrações: Museu Mozart, Museu Técnico Nacional e Museu de Praga, além do cemitério de Olsany onde está enterrado Franz Kafka, e do Palácio de Tróia.

O Museu Mucha abriga a maior coleção de objetos e pinturas do maior nome da Art Deco: Alphonse Mucha.

Se você gosta de música, não deixe de assistir aos muitos concertos grátis que acontecem todos os dias em muitas igrejas (a garotada distribui panfletos nas esquinas com as informações). O Teatro Nacional tem sempre uma ópera, concerto ou balé em cartaz, e, ao seu lado, a Lanterna Magika revive a tradicional arte do teatro de improviso de luzes e sombras. Os grupos de pantomima e o Teatro Negro também fazem muito sucesso.


Cervejarias, bares, cafés e restaurantes:

Se você gosta de cerveja (pivo na língua local), as cervejarias de Praga são especiais, pois elas só servem cerveja (e nada mais) sem parar! E os garçons só param de servir se você mandar parar! E não estranhe se outras pessoas sentarem à sua mesa: isso é muito comum.
A cerveja mais conhecida é a Pilsner, clara e forte. Outras conhecidas são a Plzenské, a Gambrinus e a Staropramen.
Ao chegar num bar ou restaurante não fique esperando na porta: entre e sente-se onde estiver livre. Você vai se impressionar com a quantidade e a variedade de restaurantes, bares e cafés em Praga. Um atrás do outro!
O bar mais famoso é o U Zlatého Tygra na cidade velha e o mais autênticos é o U Medvídku na cidade nova.

Os dois melhores restaurantes são:

Peklo (Strahovské nadvori 1, Castelo) – nas catacumbas do Mosteiro Strahov, com móveis antigos, servindo comida tcheca e italiana.
Nebozizek (Petrinské sady 411, Mala Strana) – elegante, serve frutos do mar, com uma vista espetacular da cidade.

Atenção: sempre que for andar de táxi, combine antes o preço da corrida e peça para o motorista escrever o valor num papel, pois só de boca 30 coroas viram 300 rapidinho...

Compras em Praga:
As muitas e variadas lojas oferecem de tudo a preços mais baratos do que em outros países da Europa Ocidental. Os produtos mais tradicionais da cidade, como cristais da Boêmia, porcelanas e objetos de madeira, são sempre ótimas sugestões de presentes.
Antiguidades são também muito procuradas, assim como artigos militares e relógios antigos.
Artesanato local como tapetes, toalhas de mesa, brinquedos de madeira, ovos de Páscoa pintados, cestas e cerâmicas podem ser encontrados nas barraquinhas e em lojas.
Algumas lojas de griffes européias já surgem aos poucos na Rua Na Porici.

Um comentário:

Anônimo disse...

adoro teu blog luizinho , parabéns !!! abraços do Marcello ( seu compnaheiro em orlando nio staybridge!) 99912086/22120002
mail marcello@viamundi.tur.br